Ser um bom professor pode ser o trabalho mais gratificante e empolgante do mundo - porém, ser um professor que não trabalha de forma efetiva pode ser estressante, doloroso e exaustivo. Aqui vão ótimas dicas para você se tornar o melhor professor possível.

Passos

Na Sala de Aula

1. Dê o exemplo. 

Lembre-se de que você é o professor. É importante que você seja uma figura de referência para os alunos, como um "super-herói" para eles. Lembre-se de que os alunos lhe admiram e, consequentemente, vão reproduzir suas atitudes. Se você for rude ou inapropriado, eles vão ter um modelo inapropriado para seus comportamentos. É fundamental que os alunos vejam você como uma pessoa de confiança, para que eles sigam a sua liderança e sintam-se confortáveis confiando em você. Alunos, não importa a idade, precisam de alguém como referência, de alguém que possam admirar e confiar.



2. Tenha consequências bem definidas.

Estabeleça consequências específicas para desrespeito às regras. Decida quais são essas consequências e as aplique de forma consistente. Suas consequências devem seguir um procedimento que inicia com um sinal não verbal (como olhar para o aluno em questão), depois, para um sinal verbal (como pedir para que o aluno pare de conversar, por favor), para uma advertência verbal (se isso continuar, você sofrerá consequências), para a aplicação da consequência. As consequências cabem a você e dependem também da postura da escola. Muitas escolas possuem um sistema de castigo, você pode usá-lo ou fazer o aluno escrever sobre o acontecido, sentar longe dos outros alunos, etc.


3. Tenha compaixão. 

Ótimos educadores formam bons relacionamentos com seus alunos e demonstram que se importam com eles como pessoas. Eles são calorosos, acessíveis, entusiásticos e solidários. Esteja aberto a ficar um tempo extra na escola para ajudar os alunos a se envolverem em grupos e atividades, e para que eles também desenvolvam um compromisso com a escola.

4. Estabeleça algumas regras básicas. 

Você deve ter de 3 a 5 regras que os estudantes conheçam. Essas são regras que, quando quebradas, estão sujeitas a consequências como em um item anterior. Experimente permitir que a turma sugira essas regras: tenha um debate em aula e escreva as ideias, isso faz com que a turma se sinta ouvida e mostra que você se importa com as suas opiniões e aspirações. Isso também fará com que eles respeitem as regras, já que eles mesmos as criaram. Atue como um mediador para garantir que as regras criadas sejam apropriadas. Algumas dessas regras podem ser, por exemplo, permanecer em silêncio enquanto o professor está falando, respeitar uns aos outros, completar as tarefas feitas em sala de aula e tarefas de casa.

No Planejamento das Aulas

1. Tenha um objetivo. 

Quando estiver planejando uma aula, a parte fundamental é o objetivo. O que você quer que os alunos tirem dessa lição? Se o objetivo for poderoso, profundo e refletir o que você realmente quer que os alunos aprendam, isso irá ser alcançado durante a aula.

2. Tenha um planejamento sólido para suas aulas. 

Cada aula deve ser dividida em três partes simples que refletem o seu objetivo.
  • A primeira deve ser a parte expositiva da aula. É quando você ensina algo novo para a turma (é claro que permitindo perguntas e comentários, quando aplicável). 
  • Dedique a segunda parte da aula para algo que envolva um trabalho em grupo onde os alunos possam trabalhar com quem quiserem. Ao final dessa etapa, você pode ter uma discussão entre os grupos, para que eles exponham os seus achados e opiniões. Dê a eles nota de acordo com a participação. 
  • A parte final de cada aula deve ser onde os alunos voltam aos seus lugares e trabalham silenciosamente em uma tarefa final, como responder a questões específicas escritas no quadro ou fazer um desenho relacionado com algo que eles aprenderam durante a aula. Os alunos devem apenas conversar com o professor (se tiverem alguma pergunta sobre como e o que fazer) ou com a pessoa mais próxima, sentada ao lado. Essa é a parte onde os alunos têm a chance de trabalhar e compreender o conteúdo individualmente.

3. Atribua tarefas de casa relevantes. 

Ao invés de passar tarefa todos os dias, é interessante atribuir uma ou duas tarefas mais consistentes e importantes para serem entregues na semana seguinte, por exemplo.


4. Considere testar os seus conhecimentos em forma de quiz semanalmente

Uma ideia é fazer isso toda sexta-feira para conferir o domínio dos alunos em relação à matéria estudada. Você pode ter uma noção de como eles estão se saindo identificando o resultado da turma nesse quiz.

Dicas

  • Um gerenciamento de sala de aula efetivo está entre as mais importantes habilidades que um professor deve ter.
  • Vale a pena reafirmar que, ao fazer o seu planejamento de aula, o elemento mais importante é o objetivo. As outras partes da aula (exposição, trabalho em grupo, trabalho individual) surgem a partir desse objetivo.
  • É importante manter um certo distanciamento de seus alunos, principalmente, nas primeiras duas semanas. Se você não consegue manter um distanciamento profissional de seus alunos, é porque você tem a necessidade de se relacionar com eles de uma forma mais pessoal, provavelmente, porque isso está faltando em algum outro aspecto de sua vida pessoal. É sua responsabilidade reconhecer e lidar com isso.
  • Suas avaliações (como provas e quiz) devem ser desenvolvidos de acordo com o objetivo inicial. Elas devem avaliar como os alunos atingiram os objetivos que você estabeleceu quando planejou as aulas.
  • Você sempre tem que estar 1 ou 2 semanas adiantado no planejamento das aulas.
  • Nunca é tarde demais para começar a aplicar essas dicas e ideias.



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