No domingo (24), candidatos também vão fazer prova de Ciências da Natureza
Dica número do Professor Otávio Rafael:
Candidatos devem focar, primeiro, nas questões mais fáceis.
Os estudantes limoeirenses que vão prestar o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no próximo domingo (24), precisam ficar atentos, principalmente às questões de matemática, que compõem, sozinha, 25% das questões totais do exame 2020. Dessa forma, das 90 questões do segundo dia de prova, 45 pontos – ou seja, metade da prova – serão dedicados à matéria. A área de conhecimento também corresponde a um quarto dos 180 pontos da prova objetiva, aplicada nos dois dias.
No segundo dia de provas, os estudantes também vão responder a questões da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que é composta pelas disciplinas de biologia, química e física. Aluno do ensino médio da rede pública da cidade, Caio Cardoso, 17, disse que teve dificuldades na primeira etapa de provas. “Estou revisando as questões para ver se consigo melhorar minha pontuação”.
Segundo o professor de matemática Otávio Rafael, a orientação, mais uma vez, é que o candidato faça, primeiro, as questões mais fáceis e leia atenciosamente as perguntas. “Não fique ansioso se encontrar questões mais difíceis logo no início da prova. Mantenha a calma e o foco. Tente simplificar os cálculos, quando possível, e procure grifar os dados fornecidos no enunciado da questão. Em seguida, identifique o que a questão quer como resposta para traçar o caminho de resolução”, disse.
O matemático afirmou ainda que é importante nestes dias que antecedem a prova, que o candidato tente revisar alguns tópicos da matéria que tenha caído com mais frequência nos testes dos anos anteriores, como razão e proporção, funções lineares, estatística, equações e inequações do 1º e 2º grau, análise combinatória, probabilidade e matemática financeira.
“Nesse momento, não é hora de ansiedade. Na véspera da prova, tente descansar, relaxar e dormir bem. Isso te ajudará a raciocinar melhor na hora da prova. Também se atente às informações das figuras, baseando-se no comando da questão”, reforçou.
Postar um comentário