A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou nesta quinta-feira (14) uma nota pedindo que haja suspensão das datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os reitores consideram que não há condições sanitárias que garantam uma realização segura do Exame.

Segundo um site de notícias do Globo, a nota afirma que o Enem é um instrumento importante para o direito à educação no país e que, por isso, para se ter uma execução adequada, deve apresentar "situações sanitárias viáveis e também meios que garantam condições razoáveis de isonomia de concorrência aos candidato".

Várias críticas sobre a realização do Enem passam pela questão de que alunos das escola públicas estarão com menos condições de concorrerem ao exame do que alunos de escolas particulares, por terem menos estrutura para uma aprendizagem a distância. A Andifes, também, pontua esta questão.

"A Andifes reafirmando ser fundamental a realização de um ENEM tecnicamente exitoso e com concorrência democrática, propõe a suspensão das datas do exame e que, com apoio da área da saúde, seja aberto um diálogo entre educadores, gestores e instituições, de modo que, em condições razoáveis de segurança sanitária e equidade, seja possível definir um novo calendário" - diz a nota.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem