1) Entenda os conceitos básicos da geometria
Um erro comum que muitos vestibulandos cometem na hora de estudar geometria é esquecer de compreender os conceitos básicos e mais importantes para o entendimento desse assunto. Estes são alguns dos conceitos que você não deve esquecer:

Ponto: Os pontos são infinitos e adimensionais, ou seja, não possuem dimensão mensurável. Um ponto determina uma posição no espaço, sendo a sua única propriedade a localização.

Reta: Uma reta define a distância mais curta entre dois pontos determinados. Além disso, a reta também é uma linha unidimensional pois só possui o comprimento como dimensão, podendo estar em três posições: horizontal, vertical e inclinada.
– As retas que se cruzam, ou seja, possuem um ponto em comum, são chamadas de retas concorrentes.
– As retas que se cruzam e formam um ângulo de 90º são chamadas de retas perpendiculares. 
– As retas que não possuem um ponto em comum são chamadas de retas paralelas.

Linha: Tanto a reta quanto a linha ligam dois pontos distintos. Entretanto, a linha possui propriedades de formar curvas e nós sobre si mesma.

Plano: Um plano corresponde a uma superfície plana bidimensional, possuindo duas dimensões: comprimento e largura. São nessas superfícies planas que se formam as figuras geométricas.

 

2) Conheça todos os ângulos

Ainda falando sobre conceitos, é importante saber que um ângulo é formado pela união de dois seguimentos de reta. Os ângulos são classificados em três tipos: ângulo reto (Â= 90º), ângulo agudo (0º < Â < 90º), ângulo raso (Â=180º), ângulo obtuso (90º < Â < 180º) e ângulo completo (Â=360º).
Importante! Os ângulos retos normalmente são indicados através de um quadrado com um ponto.

 

3) Saiba calcular a área, perímetro e volume

Muitas vezes, saber calcular a área e perímetro das figuras geométricas pode facilitar muito a sua vida na hora de resolver exercícios de geometria. A área e o perímetro são duas medidas distintas, sendo que a área expressa a medida de uma superfície e o perímetro determina o comprimento do contorno de uma superfície delimitada.
Além disso, quando você se deparar com sólidos geométricos espaciais, você também poderá ser exigido a calcular o volume dessas figuras. Esta medida representa a “capacidade” deste sólido de ser preenchido com certo material, como a água.

4) Domine os triângulos
Todo triângulo pode ser considerado um polígono (figura plana fechada) de três lados e formado por três segmentos de reta. Eles podem ser classificados, principalmente, em:

·         Triângulo equilátero: possui todos os lados e ângulo internos iguais (60º).
·         Triângulo escaleno: possui todos os lados e ângulos internos distintos.
·         Triângulo isósceles: possui dois lados e dois ângulos internos congruentes (iguais).
·         Triângulo retângulo: possui um dos ângulos internos de 90º.
Importante! O resultado da soma dos ângulos internos de qualquer triangulo sempre será 180º.

5) Saiba o nome das figuras geométricas
É muito importante saber o nome dos principais polígonos geométricos, são eles:

Figuras planas


Figuras espaciais


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem