A geometria é o agarrar do espaço... Esse espaço no qual a criança vive, respira e se movimenta. O espaço que a criança deve aprender a conhecer, explorar, dominar, com vista a viver, respirar e movimentar-se melhor (Freudenthal 1973, p. 403).
O estudo da geometria ajuda os alunos a representar e a dar significado ao mundo. Os modelos geométricos fornecem uma perspectiva a partir da qual os alunos podem analisar e resolver problemas, e as interpretações geométricas podem ajudá-los a compreender mais facilmente uma representação abstrata (simbólica). Muitas idéias acerca do número e da medida surgem de tentativas para quantificar objetos do mundo real que podem ser vistos do ponto de vista da geometria. Por exemplo, o uso de modelos de área proporciona uma interpretação para muitos elementos da aritmética envolvendo decimais, números fracionários, proporções e percentagens.
Os alunos descobrem relações e desenvolvem o sentido espacial ao construírem, desenharem, medirem, visualizarem, compararem, transformarem, e classificarem figuras geométricas. Discutir ideias, fazer conjecturas e testar hipóteses são atividades que devem preceder o desenvolvimento de questões mais formais. Neste processo, as definições tornam-se significativas, as relações entre figuras são compreendidas, e os alunos preparam-se para usar estas idéias no desenvolvimento informal de conceitos.
Postar um comentário