Oportunidades serão oferecidas para candidatos de níveis médio e superior; Últimas seleções do órgão aconteceram em 2014 e 2012
O Ministério Público do Estado de Pernambuco vai divulgar a abertura de edital de concurso público (Concurso MP PE) pela Fundação Carlos Chagas (FCC) no dia 18 de setembro. As provas serão aplicadas em dezembro. Essas foram as previsões passadas pelo órgão na última quarta-feira, 29.
“O concurso público para novos servidores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) tem data provável para lançamento do edital no dia 18 de setembro deste ano. As provas, sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas (FCC), devem ser realizadas em dezembro, no Recife”, publicou o órgão em seu site oficial.
Segundo o documento publicado no site oficial do órgão, a banca organizadora foi escolhida através de dispensa de licitação. De acordo com o texto publicado no site oficial do órgão (veja abaixo), serão oferecidas 23 vagas, sendo 13 para o cargo de técnico ministerial e 10 para analista ministerial. “Serão 13 vagas para o cargo de técnico ministerial e 10 vagas para analista ministerial. Nas vagas para analista, serão sete para a área jurídica, uma para auditoria, uma para biblioteconomia e uma para documentação. Ainda haverá cadastro de reserva para as áreas de serviço social, medicina, engenharia civil, comunicação social e informática”, informou o órgão.
O concurso do Ministério Público-PE foi solicitado no fim do ano passado à Procuradoria Geral de Justiça. “Encaminho para análise do Exmo. Sr. Procurador Geral de Justiça sugestão da CMGP, acolhida pela Secretaria Geral, para realização de concurso público de provas e títulos para provimento de vagas e formação de cadastro para ingresso na carreira dos servidores de apoio técnico e administrativo da instituição”, diz o texto. (veja abaixo).
Para solicitar o concurso do Ministério Público de Pernambuco, a Secretaria Geral levou em consideração que há no Ministério Público de Pernambuco um constante aumento de demanda institucional, que gera uma sobre carga de trabalho aos servidores. Fez-se então necessária uma reposição de pessoal qualificado nas vagas em aberto. Devido à grande demanda de trabalho, atualmente, as promotorias e vários setores administrativos da Instituição peteiam um total de 243 servidores, um número que não pode ser absorvido pelo MP/PE no momento.
O que estudar para o concurso?
TÉCNICO MINISTERIAL
- PORTUGUÊS
- MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO
- LEGISLAÇÃO (para todas as áreas com exceção da área Administrativa)
- INFORMÁTICA (para todas as áreas com exceção da área Eletrônica, Telecomunicações e Informática)
- CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (de acordo com cada cargo)
ANALISTA MINISTERIAL
- PORTUGUÊS
- MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO
- LEGISLAÇÃO (para todas as áreas com exceção da área Jurídica)
- INFORMÁTICA (para todas as áreas com exceção da área de Informática)
- CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (de acordo com cada cargo)
Sobre o órgão
O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Tem como princípios institucionais a unidade, a indivisibilidade, e a independência funcional. Para isso, a Constituição Federal de 1988 assegura ao Ministério Público a autonomia funcional e administrativa.
Informações do concurso
Concurso: Ministério Público do PernambucoCargo (s): Técnico e Analista Ministerial
Banca organizadora: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Escolaridade: médio e superior
Número de vagas: 23
Remuneração: até R$ 5mil
Inscrições: a definir
Taxa de Inscrição: a definir
Provas: a definir
Situação: PREVISTO
Fonte: Folha Dirigida
Postar um comentário