Nele estão todas as informações que você precisa saber sobre inscrições, provas e resultados.

Fique por dentro das regras e dos prazos!

Clique aqui para baixar o edital!

De acordo com o edital, participantes terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia; 

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2018), através da presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), faz saber aos interessados, conforme publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 21 de março, a realização de mais uma edição do ENEM.

Neste ano, os participantes terão 30 minutos a mais para realizar as provas de ciências da natureza e matemática, que compõe o segundo dia. De acordo com o edital, serão cinco horas para fazer a prova no segundo dia e cinco horas e meia no primeiro dia.

No Enem 2018, a solicitação de isenção da taxa de inscrição será anterior à inscrição. Todos os interessados em fazer o Enem 2018, isentos ou não, deverão fazer a inscrição. O participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2017 e que não tenha comparecido aos dois dias de prova deverá justificar a ausência para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2018. A solicitação de isenção não significa que a inscrição foi realizada.


Justificativa de ausência da última edição


A justificativa de ausência no Enem 2017, para obtenção de isenção da taxa de inscrição do Enem 2018, deverá ser feita das 10h (Horário de Brasília-DF) de 02 de abril de 2018 às 23h59 (Horário de Brasília-DF) de 11 de abril de 2018. A justificativa de ausência deve ser feita, exclusivamente, no site do INEP.

Inscrições

A inscrição do Enem 2018 deverá ser feita entre 10 horas do dia 07 de maio de 2018 e 23 horas e 59 minutos do dia 18 de maio de 2018. A inscrição deve ser feita pelo site do INEP. A taxa de inscrição será de R$82,00. A taxa de inscrição deverá ser paga até o dia 23 de maio de 2018, respeitados os horários de compensação bancária, sob pena de a inscrição não ser confirmada.
Isenção da taxa

A solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 deverá ser feita entre 10 horas do dia 02 de abril de 2018 e 23 horas e 59 minutos do dia 11 de abril de 2018. A solicitação deve ser feita, exclusivamente, pelo site do INEP.

Será isento da taxa de inscrição o participante que:
  • esteja cursando a última série do ensino médio no ano de 2018, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica;
  • tendo participado do Encceja 2017, na modalidade do ensino médio, na aplicação Nacional, para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) ou no Exterior, tenha obtido proficiência que possibilite a certificação na área de conhecimento em que se inscreveu;
  • tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, nos termos do art. 4º, do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, qual seja: renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos.
O participante que solicitar isenção da taxa de inscrição por estar incluído no CadÚnico deverá informar o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.;


Importante!

A aprovação da isenção da taxa de inscrição não significa que o participante já está inscrito no Enem 2018. O participante deverá fazer sua inscrição no Enem 2018, das 10h (Horário de Brasília-DF) de 7 de maio de 2018 às 23h59 (Horário de Brasília-DF) de 18 de maio de 2018, conforme mencionado acima.

Provas do ENEM 2018

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas do primeiro dia: 19 horas
  • Término das provas do segundo dia: 18h30

Sobre as provas

No primeiro dia do ENEM 2018 (04 de novembro), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá cinco horas e trinta minutos de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.

Já no segundo dia de provas do ENEM 2018 (11 de novembro), serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.
Área de Conhecimento e Componentes Curriculares

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;

Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;

Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia; e

Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Fim do ‘ranking’ do Enem por escola

O MEC também decidiu que não haverá mais o resultado do Enem por escola – dado que costuma ser disponibilizado anualmente. A lista é popularmente conhecida como ‘ranking’ do Enem por escolas.

Sobre a exclusão desse dado, a presidente do INEP Maria Inês Fini afirmou que a mudança é uma reivindicação antiga dos especialistas em educação. “O Enem não avalia escola, avalia o estudante e isso é só um dos muitos indicadores para poder avaliar uma escola”.

Ainda sobre o cancelamento do resultado por escola o ministro da Educação, Mendonça Filho afirmou que “o ranking das escolas que é utilizado como propaganda e não é missão do Estado brasileiro estabelecer esse ranking, produzia um desserviço e uma desinformação”.

Certificação do ensino médio

O MEC já havia informado que o Enem não poderia mais ser usado como certificação do ensino médio. Os jovens poderão obter o documento pelo Encceja (Exame Nacional de Certificação De Competências de Jovens e Adultos) – tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio.

Cronograma ENEM 2018

  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição: entre 02 e 11 de abril de 2018
  • Justificativa de ausência no ENEM 2017: entre 02 e 11 de abril de 2018
  • Inscrições: entre 07 e 18 de maio de 2018
  • Pagamento da taxa de inscrição: entre 07 e 23 de maio de 2018
  • Solicitação de Atendimento pelo Nome Social: entre 28 de maio e 03 de junho de 2018
  • Aplicação: 04 de novembro e 11 de novembro de 2018
Para saber mais informações e novidades do ENEM 2018 acesse aqui!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem