Hoje, vamos falar dos três assuntos de Física mais cobrados no Enem! Confira abaixo.
Ondas
Uma onda, no estudo da Física, pode ser classificada como um movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. Um exemplo de onde pode ser observado, é quando se joga uma pedra em um lago. O impacto causará uma perturbação na água, fazendo com que ondas circulares se propaguem pela superfície.
Também existem ondas que não podemos observar a olho nu, como as ondas da transmissão de rádio e televisão, do micro-ondas ou ultravioletas. Além dessas, existem ondas que conhecemos mas não conseguimos identifica-las, como as ondas de luz e som.
As ondas podem ser classificadas como:
Ondas mecânicas: São aquelas que precisam de um meio material para poderem se propagar, como as ondas do mar (água) e as ondas de som (ar).
Ondas eletromagnéticas: São resultado da combinação de um campo elétrico com um campo magnético. São aquelas que não precisam de um meio para se propagarem, tais como as ondas de luz, raio-x, micro-ondas e as ondas de transmissão de sinais.
Veja uma questão:
(ENEM 2013)
Uma manifestação comum das torcidas em estádios de futebol é a ola mexicana. Os espectadores de uma linha, sem sair do lugar e sem se deslocarem lateralmente, ficam de pé e se sentam, sincronizados com os da linha adjacente. O efeito coletivo se propaga pelos espectadores do estádio, formando uma onda progressiva, conforme ilustração.
Ola mexicana feita por torcedores em estádios de futebol
Calcula-se que a velocidade de propagação dessa “onda humana” é 45 km/h, e que cada período de oscilação contém 16 pessoas, que se levantam e sentam organizadamente e distanciadas entre si por 80 cm.
Disponível em: www.ufsm.br.
Acesso em: 7 dez. 2012 (adaptado).
Nessa ola mexicana, a frequência da onda, em hertz, é um valor mais próximo de
a) 0,3
b) 0,5
c) 1,0
d) 1,9
e) 3,7.
Calorimetria
Quando colocamos dois corpos em contato, com temperaturas diferentes, iremos observar que a temperatura do corpo mais quente diminui, enquanto a do corpo mais frio aumenta, até o momento em que os dois corpos irão apresentar temperaturas iguais. Este fenômeno ocorre devido a passagem de energia térmica do corpo mais quente para o corpo mais frio, é dessa transferência de energia que se gera o “calor” como conhecemos.
O calor, como transferência de energia, pode ser classificado em dois tipos:
Calor sensível: É o calor que provoca apenas variação na temperatura do corpo sem que ocorra mudança em seu estado físico, ou seja, um corpo sólido continuará sólido. Um calor que uma barra de ferro perde ou ganha é denominado calor sensível, pois não altera o seu estado de agregação.
Calor latente: No calor latente, quando fornecemos energia térmica a um corpo, a sua temperatura não varia, mas o seu estado de agregação, sim. É a quantidade de energia térmica que uma unidade de massa de uma substância deve perder ou receber para mudar o seu estado físico.
Hidrostática
A hidrostática é a parte da Física que estuda os fluídos, tanto sólidos e gasosos, em seu estado de repouso. Ao estudar densidade, é muito importante saber conceitos específicos como densidade e pressão.
Densidade: É a relação entre a massa e o volume de um corpo. (d=m/v)
Pressão: É a relação entre a força aplicada sobre um corpo e a área sobre o qual ele atua.(P=F/A)
Veja uma questão:
(ENEM 2013)
Para realizar um experimento com uma garrafa PET cheia d´água, perfurou-se a lateral da garrafa em três posições a diferentes alturas. Com a garrafa tampada, a água não vazou por nenhum dos orifícios, e, com a garrafa destampada, observou-se o escoamento da água conforme ilustrado na figura.
Escoamento de água com a garrafa pet destampada
Como a pressão atmosférica interfere no escoamento da água, nas situações com a garrafa tampada e destampada, respectivamente?
a) Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; não muda a velocidade de escoamento, que só depende da pressão da coluna de água.
b) Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; altera a velocidade de escoamento, que é proporcional à pressão atmosférica na altura do furo.
c) Impede a entrada de ar, por ser menor que a pressão interna; altera a velocidade de escoamento, que é proporcional à pressão atmosférica na altura do furo.
d) Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; regula a velocidade de escoamento, que só depende da pressão atmosférica.
e) Impede a entrada de ar, por ser menor que a pressão interna; não muda a velocidade de escoamento, que só depende da pressão da coluna de água.
Postar um comentário