Cresce a expectativa de realização do concurso público a Polícia Militar de Alagoas (Concurso PM AL 2017). O governador Renan Filho anunciou que o edital de concurso da corporação já está pronto, dependendo apenas de alteração, por parte da Assembleia Legislativa, da Lei Geral de Concursos do Estado. O anúncio foi feito através de sua rede social.
O chefe de governo também destacou que esse será uma dos maiores concursos para área militar já feito na história de Alagoas e que a parte do governo já foi feita.
Os cargos ainda não foram informados, mas já se sabe que a Polícia Militar conta com oportunidades para Soldado, cargo com requisito de nível médio, com salários iniciais de R$ 2.200,00. Já a Polícia Civil também teve o seu concurso anunciado (veja aqui). Em seu quadro, há oportunidades para agente, delegado e escrivão, todas as funções necessitam de nível superior em qualquer área, com exceção da função de delegado, que requer graduação em direito. Os salários chegam a até R$ 12 mil.
De acordo com o comandante da segurança pública, coronel Lima Júnior, o Estado de Alagoas contará com mais de mil policiais (civis e militares) nas ruas para fazer a segurança da população. Para isso, uma série de medidas serão adotadas. “Esses editais saem neste ano, porém, ainda não temos o número de vagas porque será feito um estudo do impacto financeiro nos cofres públicos”, frisou Lima.
Comissão especial formada
O Governador Renan Filho oficializou a criação de duas comissões mistas que serão responsáveis pela organização do concurso da Polícia Militar e Bombeiros do Estado. Os decretos foram publicados no Diário Oficial do Estado da quinta-feira, 1º de junho.
A Comissão da PM é composta pelos servidores Erivaldo Albino dos Santos, Fernanda Tavares Bezerra (Seplag), Elder Soares da Silva (PGE), Leuzi Anne Requião Cavalcanti Albuquerque (Seplag), Paulo Eduardo Acioly Wanderley (SSP), Ricarda Pontual Calheiros (Seplag) e Sérgio de Figueiredo Silveira (Seplag).
Anúncio do Concurso PM AL 2017
O concurso da PM/AL 2017 vem sendo aguardado desde o ano passado, quando o comandante da segurança pública, coronel Lima Júnior, disse que o concurso contaria com mais de mil policiais (civis e militares) nas ruas para fazer a segurança da população. Para isso, uma série de medidas serão adotadas. “Esses editais saem neste ano, porém, ainda não temos o número de vagas porque será feito um estudo do impacto financeiro nos cofres públicos”, disse na época.
Requisitos
Para concorrer a uma das vagas de Soldado, o candidato deverá ter o ensino médio completo.
Escolha da organizadora Concurso PM AL
De acordo com o Secretário Estadual de Planejamento e Gestão do Estado de Alagoas, Christian Teixeira, o processo de escolha da banca organizadora já foi iniciado. “Estamos agora na fase de prospecção da instituição que irá realizar o processo de seleção. O objetivo é contratar instituições respeitadas nacionalmente”, disse.
Ainda de acordo com o secretário, o edital deve ser divulgado em breve. “É determinação do governador Renan Filho aumentar o efetivo da PM, para reforçar a segurança do povo alagoano. Mesmo com o quadro de dificuldades financeiras persistindo o governo fará um esforço para a realização do concurso”, frisou.
Além disso, Christian informou que 1.000 vagas anunciadas pelo governador atendem ao pleito do comando geral da PM e do Secretário de Segurança Pública de Alagoas, Lima Junior: “Esta foi a demanda apresentada pela SSP ao governador, que fará todo o possível para atender as necessidades da área da Segurança”, concluiu.
Último Concurso PM AL
O último concurso realizado pela Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) foi em 2012. Na época, foram oferecidas 1.040 vagas para Soldado, além de formação de cadastro reserva. O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cebraspe), mais conhecido como Cespe/Unb, coordenou o certame. Os inscritos foram avaliados por provas objetivas, além da redação.
Expectativa de concurso
Em 2012 houve a “dobradinha” de concursos da Polícia Militar e Civil de Alagoas. A expectativa é que no próximo ano os concursos sejam divulgados em pouco espaço de tempo.
Postar um comentário